Conceito
Os consumidores verdes, ou ecologicamente conscientes, são aqueles que procuram consumir apenas os produtos que causam menor, ou mesmo nenhum, impacto ambiental. O consumidor verde acredita não só na deterioração das condições ambientais como também olha esta questão como um problema grave para o mundo e para a sua sustentabilidade a longo prazo. Por esta razão, o comportamento de compra destes consumidores denota uma preocupação evidente com o impacto social causado.
Caracterização do consumidor verde
De uma forma geral, e como já foi referido, os consumidores verdes caracterizam-se pela preocupação ambiental. No entanto, este factor, por si só, não é suficiente para criar um consumidor verde. Os consumidores verdes possuem uma forte noção de efectividade percebida, ou seja, acreditam que nós enquanto indivíduos podemos realmente fazer a diferença e manifestam, ainda, níveis elevados de altruísmo pois preocupam-se com o bem-estar dos outros.
Posto isto, o consumidor verde sabe que pode desincentivar a produção daquilo que agride o meio-ambiente através da recusa de compra de determinados produtos. Entre os produtos evitados por este tipo de consumidores encontram-se os seguintes:
- Aqueles que representam um risco para a saúde própria e dos outros.
- Aqueles que prejudicam o ambiente quer na fase de produção, quer durante o seu uso ou descarte posterior.
- Aqueles que consomem muita energia.
- Aqueles que apresentam um excesso de embalagens ou são descartáveis.
- Aqueles que contêm ingredientes provenientes de habitats ou espécies ameaçadas.
- Aqueles que utilizam indevidamente e/ou cruelmente animais.
- Aqueles que afectam negativamente outros povos ou países.
References:
Afonso, A.C.B. (2010). O consumidor verde: perfil e comportamento de compra. Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.