Venda Directa

Conceito de Venda Directa – A venda directa pode ser definida com um método de distribuição de bens de consumo através de contactos pessoais (…)

Conceito de Venda Directa

A venda directa pode ser definida com um método de distribuição de bens de consumo através de contactos pessoais face-a-face entre vendedor e comprador fora dos locais fixos de comércio. Geralmente, neste método de venda existe uma forte aposta no serviço ao cliente, incluindo explicações e demonstrações personalizadas de produtos.

Por sua vez uma empresa de venda directa é aquela que simultaneamente produz e vende o seu produto final directamente ao consumidor de uma forma personalizada em sua casa ou em outro local fora dos locais fixos de retalho. Desta forma, a empresa de venda directa pode assumir simultaneamente as funções de produtor, armazenista e retalhista.

A venda directa tem a sua origem na venda ambulante. Durante milhares de anos os vendedores ambulantes viajaram por todo o lado transportando os mais variados produtos para vender aos consumidores. Esses viajantes eram principalmente homens itinerantes e independentes uns dos outros. Contudo, nos últimos 100 anos a venda directa tornou-se bem diferente – actualmente os vendedores directos actuam principalmente na sua vizinhança, são principalmente mulheres e muitas vezes ligados em rede a empresa com estruturas bem organizadas.

Podem ser identificados dois ou três métodos de venda, dentro da venda directa, nomeadamente:

  1. Venda ao Domicílio: também conhecida por venda porta-a-porta, consiste na venda directa de produtos e serviços realizada por vendedores que visitam os clientes no seu local de residência, apresentando os seus produtos e concretizando a venda.
  2. Venda no Local de Trabalho – consiste na realização de exposições e/ou demonstrações de produtos e/ou serviços numa empresa (geralmente de média ou grande dimensão), com autorização dos responsáveis da empresa, e tendo como objectivo facultar aos seus empregados uma forma de fazer compras sem sair do seu local de trabalho.
  3. Venda em Reuniões, também conhecida por “Party Plan” ou “Home Parties Sales” – consiste em vendas realizadas em reuniões em casa de clientes potenciais, que geralmente convidam os seus amigos e familiares para assistir à reunião em que se faz a apresentação dos produtos.
1155 Visualizações 1 Total
1155 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.