Variáveis Contextuais

Conceito de Variáveis Contextuais – Em termos de gestão, são consideradas como variáveis contextuais todos os elementos não controláveis pela organização…

Conceito de Variáveis Contextuais

Em termos de gestão, são consideradas como variáveis contextuais todos os elementos não controláveis pela organização e que compõem o seu macro ambiente, isto é, todos os elementos que apesar de distantes da organização e não controláveis por si, afectam o seu desempenho, a sua estratégia e o seu processo de decisão.

São exemplos de variáveis contextuais o contexto económico, demográfico, social, político-legal, tecnológico, etc.:

  • Contexto económico: inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxa de inflação, a taxa de inflação, taxa de desemprego, taxas de câmbio, evolução do consumo privado, taxa de poupança, entre outros.
  • Contexto sócio-cultural: inclui variáveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, religião e a própria cultura.
  • Contexto político legal: inclui a estabilidade política, as políticas económicas, a legislação laboral, enquadramento legal, fiscalidade e política de incentivos.
  • Contexto tecnológico: inclui todas as inovações tecnológicas quer ao nível do produto, quer do processo, a legislação sobre protecção de patentes, incentivos à investigação e desenvolvimento, etc.
2467 Visualizações 1 Total
2467 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.