Trainee (Significado, Conceito, Definição, O que é)

Apresentação do significado / conceito de Trainee; como funciona o programa de treino e quais os seus objetivos…

Trainee

Conceito de Trainee

O termo inglês Trainee, que em português significa ‘formando’, isto é, um indivíduo em processo de formação, designa, no âmbito da gestão e mais concretamente da gestão de recursos humanos, um tipo de cargo dentro da estrutura hierárquica da organização no qual o colaborador que o ocupa é incentivado ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional através de um programa estruturado de formação. Este tipo de programas é geralmente utilizado para, de uma forma rápida, integrar jovens executivos recém-formados ou para transferir colaboradores para outros sectores da empresa ou para assumirem novas responsabilidades, nomeadamente ao nível da gestão.

A duração de um cargo de trainee é variável e depende do programa de formação planeado – por norma, entre um e três anos. Durante esse período o trainee contaa com o apoio e acompanhamento de um tutor, recebe treino e formação, participa em workshops, palestras e cursos voltados para a gestão de carreira e tem contacto direto com um ou mais processos e áreas funcionais da organização. Por norma, findo o período de treino, o colaborador passa a assumir um cargo mais elevado na hierarquia, com maiores responsabilidades mas também melhor remunerado.

950 Visualizações 1 Total
950 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.