Toyotismo (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Toyotismo: O Toyotismo é um modelo de organização do trabalho e da produção implementado na Toyota a partir dos anos de 1950, impulsionado pelo…

Conceito de Toyotismo

O Toyotismo é um modelo de organização do trabalho e da produção implementado na Toyota a partir dos anos de 1950, impulsionado pelo engenheiro Taiichi Ohno e também por Shingeo Shingo Toyotismoe Eiji Toyoda. Devido aos enormes méritos do modelo, que nasceu no Japão em contraponto ao Fordismo ainda em voga na Europa e nos Estados Unidos, o Toyotismo foi posteriormente exportado e aplicado em outras grandes empresas um pouco por todo o mundo.

De entre as inúmeras inovações do modelo, duas delas merecem especial destaque: a utilização dos princípios do just-in-time pelo método kanban (que significa produção sobre procura/demanda, assente na circulação de informação de jusante para montante, recorrendo o fichas cartonadas) e a autonomação (contração de autonomia com automação), um sistema que permite interromper a produção a qualquer momento com o objetivo de evitar defeitos ou avarias graves. Outras vantagens do modelo são a drástica redução dos stocks e, consequentemente dos custos que lhes estão associados, a produção totalmente voltada para as necessidades do mercado, a automatização dos processos produtivos repetitivos e ênfase colocada na gestão e controlo de qualidade de processos e produtos.

300 Visualizações 1 Total
300 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.