TIR (Taxa Interna de Rendibilidade)

Apresentação e interpretação do conceito de TIR (Taxa Interna de Rentabilidade). Fórmula de Cálculo. Como calcular a TIR no Excel…

Conceito de TIR (Taxa Interna de Rendibilidade)

Conceito e interpretação

A taxa interna de rendibilidade (TIR) representa de rendibilidade gerada por determinado investimento (muito utilizada com um dos indicadores chave em estudos de análise de viabilidade), ou seja, representa uma taxa de juro tal, que se o capital investido tivesse sido colocada a essa taxa, obteríamos exactamente a mesma taxa de rendibilidade final. Por outras palavras, representa uma taxa que se utilizada como taxa de desconto, torna o VAL (Valor Actual Líquido) igual a zero. A partir do momento em que a rendibilidade dos projectos de investimento seja conhecida, o critério de decisão sobre o investimento consiste simplesmente em aceitar os que apresentam uma TIR superior ao custo de financiamento acrescido de uma determinada taxa de risco que lhes esteja associada.

Fórmula de cálculo:

TIR - Taxa Interna de Rentabilidade

CFi = Cash-flow no ano i; t = Taxa Interna de Rendibilidade

Sendo esta equação de difícil cálculo matemático (a sua resolução apenas é possível por aproximações sucessivas) são utilizados geralmente meios informáticos.

Como calcular no Excel:

Sintaxe da fórmula: TIR (valores;estimativa)

Valores: corresponde a uma matriz ou referência células que contenham os números (fluxos monetários) cuja taxa interna de rentabilidade pretende calcular.

Estimativa: é um argumento opcional e e representa a estimativa a partir do qual o Excel inicia as iterações; aconselha-se a utilização deste argumento quando o Excel devolver erro.

11619 Visualizações 1 Total
11619 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.