The Third Wave (Livro)

Resumo do Livro “The Third Wave”: A Terceira Vaga, escrito pelo futurologista norte-americano Alvin Tofler em 1980, descreve uma nova ordem…

Resumo do Livro “The Third Wave”

A Terceira Vaga, escrito pelo futurologista norte-americano Alvin Tofler em 1980, descreve uma nova ordem mundial: a sociedade pós-industrial, a que Tofler chamou a “Terceira Vaga”, a qual emerge após a sociedade industrial (a “Segunda Vaga”), a qual tinha sido precedida pela sociedade agrícola (a “Primeira Vaga”). A grande novidade da “Terceira Vaga” é o surgimento da customização em massa por oposição à produção em massa que caracterizava a “Segunda Vaga”. Na “Terceira Vaga” a essência da produção industrial assenta na curta duração de produtos parcial ou completamente personalizados, adequados às necessidades e preferências do consumidor concreto.  Por outro lado, o consumidor e o produtor deixam de estar separados para se tornarem quase indistintos – o consumidor passa a estar integrado no processo de produção, expressando as suas escolhas e preferências. Tofler chega mesmo a inventar uma palavra para designar este novo consumidor, que passa a ser em simultâneo um produtor: o “prosumidor”. Outra característica da “Terceira Vaga” prevista por Tofler era a flexibilização do trabalho em termos de horários e em termos de local de trabalho: os trabalhadores deixariam de estar presos a horários rígidos e ser o advento do trabalho a partir de casa.

698 Visualizações 1 Total
698 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.