Teste Cego (Blind Test)

Teste Cego ou Blind Test, é uma pesquisa qualitativa experimental, que procura verificar o grau de funcionalidade, satisfação e aceitação de um produto na sua condição mais básica “in natural”, sem nenhuma das possíveis vantagens que posteriormente se lhe possam atribuir pelas estratégias de marketing. Para assim, testar as características puras e tangíveis do produto (sabor, textura, aroma, etc.) sem as possíveis influencias da marca e do marketing.

Este teste normalmente realiza-se antes do lançamento do produto, na fase de análise de produto.

Blind Test

Blind Test

O objectivo do Teste Cego é comparar o produto que está preste a ser lançado com os representantes das marcas concorrentes, mantendo a identidade dos produtos na incógnita, para conseguir-se uma avaliação mais precisa, quanto à sua qualidade e características em comuns.

Porque está cientificamente provado, que a percepção dos produtos alimentares é afectada por muitos factores individuais, que incluem atributos sensoriais que interagem com factores fisiológicos, comportamentais e cognitivos dentro da experiência do consumidor, influenciando sua percepção e preferência de compra.

Assim, este teste realiza-se com produtos “in natural” (sem que se revele as marcas dos produtos), para que a atenção esteja concentrada sobre as propriedades funcionais do produto. E porque o conhecimento da marca promove efeitos positivos como uma consideração cognitiva dos benefícios específicos que levam a compra.

Quando há uma associação forte entre a marca e o consumidor, normalmente ela tem uma forte influência na decisão de compra e no favorecimento por aquele determinado produto.

O teste deve ser realizado e conduzido por pesquisadores profissionais, utilizando um questionário estruturado especificamente para o determinado produto em análise, com perguntas fechadas e perguntas abertas, que permitem aprofundar o estudo por meio de opiniões e comentários.

Se o objectiva da marca é oferecer um produto tão bom ou melhor, quanto as marcas líderes, a análise de um Blind Test, deve dar os resultados e a segurança necessária à marca, para seguir ou não com o lançamento do produto.

4299 Visualizações 1 Total

References:

JONES, John Philip. A Publicidade na construção de grandes marcas – Grupo de mídia, NOBEL – NBL Editora. São Paulo, 2005

MINIM, V. P. R. Análise sensorial: estudos com consumidores. Viçosa: Editora. UFV, 2006

OLIVEIRA, Roberto Nascimento A. Gestão Estratégica de Marcas Próprias. 2ºEdição Brasport. Rio de Janeiro, 2009

4299 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.