Teoria das Redes Industriais

Apresentação da Teoria das Redes Industriais: A perspectiva das redes industriais foi desenvolvida por vários autores, entre os quais Jan Johanson e Lars-Gunnar Mattsson em 1988 e…

Apresentação da Teoria das Redes Industriais

A perspectiva das redes industriais foi desenvolvida por vários autores, entre os quais Jan Johanson e Lars-Gunnar Mattsson em 1988 e descreve os mercados industriais como redes de relacionamento entre empresas. Segundo a Teoria das Redes Industriais, as empresas nos mercados industriais estabelecem, desenvolvem e mantêm relações negociais duradouras com outras empresas. A vantagem competitiva de uma empresa é medida pelos seus recursos e/ou pela sua capacidade de mobilizar e coordenar recursos de outros (fornecedores, clientes, concorrentes, centros de I&D), isto é, a posição de uma empresa na rede é que determina as suas oportunidades e constrangimentos bem como as suas estratégias. Aplicando esta perspectiva das redes industriais à internacionalização, a empresa passa a ser vista no contexto das redes de relações interorganizacionais e interpessoais.

1203 Visualizações 1 Total
1203 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.