Teoria dos Traços

Apresentação da Teoria dos Traços (um modelo de liderança) e das suas principais características…

Apresentação da Teoria dos Traços

A teoria dos traços é um modelo (ou perspectiva) de liderança segundo a qual a liderança é algo que já nasce com uma pessoa, é algo que lhe está intrínseco, é possuir uma série de características (tais como a sociabilidade, a fluência verbal, a inteligência, a iniciativa, a sensibilidade às necessidades das outras pessoas, a autoconfiança) que os distinguem de imediato dos não líderes. Dado que a liderança é uma questão de traços, a melhor maneira de avaliar da capacidade de uma pessoa ser um líder é através de questionários e testes de personalidade e de aptidões.

A grande dificuldade em aplicar esta Teoria era isolar um conjunto finito de traços e características bem definidas possuídas por todos os líderes e seguidamente assegurar que estas características não estavam presentes nos não líderes. Assim, nos anos cinquenta, chegou-se à conclusão de que a definição de traços e características comuns dos líderes não eram suficientes para definir o que é liderança. Daí, os investigadores começaram a procurar nos comportamentos em grupo uma resposta para a verdadeira definição de liderança.

5682 Visualizações 1 Total
5682 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.