Teoria da Informação Assimétrica

Conceito de teoria da informação assimétrica

A teoria da informação assimétrica é na verdade um conjunto de teorias aplicadas a várias áreas da economia, da gestão e das finanças e que baseia no pressuposto de que os vários agentes que atuam em determinado mercado não dispõem da mesma informação – ou seja, nos mercados a informação é assimétrica.

Na economia, a existência de informação assimétrica gera necessariamente falhas de mercado levando a situações como o ‘comportamento de manada’, a seleção adversa ou o risco moral. São estas falhas de mercado que muito separam os defensores de um mercado completamente liberalizado que se ajusta a si próprio e os defensores de uma maior intervenção estatal de forma a colmatar as falhas de mercado e promover um desenvolvimento socialmente equilibrado. A importância deste tema foi reconhecida em 2001, ano em que foi atribuído o Prémio Nobel da Economia a George Arthur Akerlof, Michael Spence e Joseph E. Stiglitz pelas suas análises de mercados com informação assimétrica.

Na gestão das empresas, a existência de informação assimétrica entre os vários agentes, nomeadamente entre os gestores dirigentes e os acionistas e credores, é o que está na base de várias teorias explicativas da estrutura de capital designadas teorias da informação assimétrica. Têm surgido várias abordagens à estrutura de capital sustentada na assimetria de informação, sendo que umas apresentam a escolha da estrutura de capital como um sinal de transferência de informação dos gestores aos investidores e outros estudos consideram que a estrutura de capital diminui as ineficiências nas decisões de investimento da empresa provocadas pela informação assimétrica.

2834 Visualizações 1 Total

References:

Mota, António Gomes (2012). Finanças da Empresa – da teoria à prática. 5ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.

2834 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.