Teoria Comportamental de Liderança

Apresentação da Teoria Comportamental de Liderança e das diversos estudos que lhe deram origem…

Apresentação da Teoria Comportamental de Liderança

Nesta teoria, procura-se chegar à definição de liderança através da observação de comportamentos de grupo. Assim, estudados os comportamentos existentes na liderança, bastaria criar programas de formação que modificassem e adoptassem os comportamentos das pessoas com vista a tornarem-se líderes.

Foram efectuados diversos estudos sobre o estilo do comportamento dos líderes, dos quais podem ser destacados aqueles feitos nas universidades de Ohio e Michigan.

Os investigadores de Ohio tinham como objectivo identificar as dimensões do comportamento do líder. Chegou-se à conclusão que havia duas categorias capazes de descrever a maioria dos comportamentos do líder, que eram a iniciação da estrutura (definição de objectivos e fomento da execução das tarefas) e a consideração (estabelecimento de confiança mútua, respeito pelas ideias dos subordinados, relações amistosas).

Quanto aos estudos efectuados na universidade de Michigan, foram identificados duas categorias do comportamento, designadamente a orientação para a produção e a orientação para o empregado. Os líderes orientados para o empregado estavam associados a uma produtividade elevada do grupo e a uma satisfação profissional também elevada. Em contrapartida, os líderes orientados para a produção originavam menor produtividade do grupo e menor satisfação do trabalho, preocupando-se fundamentalmente com o cumprimento das tarefas e menos com as relações interpessoais.

No entanto o modelo mais divulgado nesta teoria foi a grelha de liderança, criada por Robert Blake e Jane Mouton (1964).

10858 Visualizações 1 Total
10858 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.