Tecnoestrutura

Conceito de Tecnoestrutura: O termo Tecnoestrutura foi inicialmente criado por John Kenneth Galbraith no seu livro ‘O Novo Estado Industrial’ (1978) para designar os técnicos…

Conceito de Tecnoestrutura

O termo Tecnoestrutura foi inicialmente criado por John Kenneth Galbraith no seu livro ‘O Novo Estado Industrial’ (1978) para designar os técnicos e analistas de uma organização que, não estando diretamente envolvidos na produção, têm a incumbência de observar e avaliar todo o sistema, nomeadamente a forma como está a funcionar, comunicando com os gestores as necessidades de adaptação a novas realidades. Inclui-se na tecnoestrutura técnicos como os contabilistas, auditores financeiros, auditores de qualidade, engenheiros diversos, técnicos estatísticos, entre diversos outros.

O surgimento da tecnoestrutura deve-se à necessidade cada vez maior dos empresários obterem apoio em termos de recolha e tratamento de dados e informações para o processo de tomada de decisão num contexto de crescente complexidade ambiental, cada vez maior competição nos mercados e rápida evolução tecnológica.

O crescimento da importância da tecnoestrutura em muitas grandes organizações é de tal ordem que muitas vezes os próprios acionistas estão sujeitos às decisões administrativas da tecnoestrutura em áreas tão diversas quanto a produção, as vendas, o marketing, a investigação e desenvolvimento, os investimentos ou até mesmo a estratégia a seguir.

1961 Visualizações 1 Total
1961 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.