Técnica de Grupo Gordon/Little

Apresentação da Técnica de Grupo Gordon/Little; Forma de implementação da Técnica de Grupo Gordon/Little (passos a seguir)…

Apresentação da Técnica de Grupo Gordon/Little

A Técnica de Grupo Gordon/Little tem como objectivos ajudar um determinado grupo a formular ideias inovadoras e a introduzir novas abordagens a um problema através da estruturação da fase de geração de ideias na resolução dos problemas e através do incentivo à criatividade nos grupos que tenham entrado em bloqueio. A Técnica de Grupo Gordon/Little é especialmente útil em situações em que existe dificuldade em enfrentar os problemas com uma nova abordagem na medida em que ajuda o grupo a observar os problemas sob novos ângulos e ajuda a desmontar os processos mais habituais de pensamento, traduzindo-se em propostas e soluções criativas.

 

Forma de Implementação (passos a seguir)

  1. Deverá ser efectuada uma declaração formal do problema, de uma forma clara e específica quanto possível;
  2. A declaração do problema deverá ser analisada de forma a identificar as tarefas ou problemas genéricos que o constituem. Será então escrita uma declaração muito geral do problema que o dissocie do seu contexto;
  3. Segue-se a entrega ao grupo de trabalho a declaração geral do problema, pedindo-lhes para criarem classes de soluções gerais;
  4. O problema deverá ser de seguida ser definido de uma forma um pouco mais específica, repetindo a discussão e criação de soluções;
  5. Por fim, o problema é colocado na sua forma mais específica. Deverão ser analisadas e geradas novas ideias mas orientadas pelas análises gerais apresentadas nas fases anteriores.

Com esta técnica, após a grupo analisar o problema de forma genérica e não familiar, de uma forma independente do contexto original, o líder introduz definições mais estritas e concretas do problema, permitindo ao grupo regressar ao problema específico original e ao seu contexto do dia-a-dia. Contudo, tendo-o já resolvido num nível mais genérico, o grupo deverá agora conseguir encarar abordagens alternativas e menos óbvias.

1322 Visualizações 1 Total
1322 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.