Team Building

O que significa a expressão Team Building; quais as vantagens do team building; que tipo de actividades são realizadas…

Conceito de Team Building

A expressão anglo-saxónica Team Building (literalmente traduzida para português por “Construção de Equipas”) designa uma vasta lista de actividades realizadas geralmente em formato outdoor com o objectivo de fomentar o espírito de equipa e, por essa via, melhorar o desempenho das equipas de trabalho. As actividades de Team Building podem ir de simples exercícios até simulações mais complexas ou até mesmo a retiros realizados por vários dias nos quais são realizados diversos jogos de dinâmicas de grupo.

É frequente que pessoas que trabalham na mesma empresa, lado a lado, se conheçam pouco quando colocadas perante desafios que requerem interacção e cooperação mútua, para além da rotina habitual. Está também provado que a construção de processos de trabalho articulados e integrados passa pelo aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das virtudes e defeitos de cada um. Este objectivo é mais facilmente alcançado numa actividade lúdica fora da empresa, onde predomina um ambiente informal e descontraído. Por outro lado, o Team Building contribui para quebrar o gelo entre as pessoas, descomprimir, entusiasmar e motivar, o que se reflecte na produtividade e atitude no trabalho individual e em equipa.

Para que sejam eficazes, as actividades de Team Building devem ter um conteúdo fortemente emocional. Contudo, deve ter-se em atenção que a componente lúdico-emocional é apenas facilitadora da aprendizagem, sendo fundamental garantir a componente pedagógica e profissional.

4185 Visualizações 1 Total
4185 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.