Taxa de Actualização

Conceito de Taxa de Actualização: O conceito de taxa de actualização (também conhecido por taxa de desconto) está associado à valorização de…

Conceito de Taxa de Actualização

O conceito de taxa de actualização (também conhecido por taxa de desconto) está associado à valorização de empresas, de negócios e de projectos de investimento, sendo a taxa aplicada para actualização de rendimentos ou cash-flows futuros de forma a obter o seu valor actual (VAL). Se, por exemplo, considerarmos o valor de 10% para a taxa de atualização anual, um rendimento de 110 daqui a um ano, terá o valor de 100 no dia de hoje.

Podendo ser utilizada indiferentemente como taxa de actualização de rendimentos futuros ou como taxa de capitalização, esta taxa pode ser entendida como o prémio exigido pelos investidores como forma de compensação do risco e da incerteza quanto ao recebimento dos benefícios futuros. Assim, na sua estimativa é incluído não apenas uma taxa de juros sem risco, mas também uma taxa de risco exigida pelos investidores para o tipo de empresa ou de projecto em causa.

7288 Visualizações 1 Total
7288 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.