Stock de Segurança (Conceito, Significado, O que é)

Conceito de Stock de Segurança: A expressão Stock de Segurança (na terminologia inglesa safety stock ou buffer) designa um nível de stocks de inventários…

Conceito de Stock de Segurança

A expressão Stock de Segurança (na terminologia inglesa safety stock ou buffer) designa um nível de stocks de inventários (de mercadorias, matérias-primas ou produto acabado) que se constitui para fazer face a situações inesperadas como sejam, por exemplo a flutuação da procura, a incerteza na oferta e no tempo de entrega pelos fornecedores. Sem este stock de segurança, o risco de rutura de stocks para fornecimento dos clientes ou para o processo produtivo aumenta, o que representará perdas financeiras e perdas em termos de imagem comercial. Contudo, e apesar dos benefícios em termos de redução de risco de rutura de stocks e dos custos associados, a manutenção de um stock de segurança também tem custos e inconvenientes, entre os quais a ocupação de espaço de armazenagem, a necessidade de imobilização de capital para investimento em stocks e ainda a possibilidade de deterioração dos stocks. É, por isso, necessário definir um nível de stocks de segurança que minimize os custos e maximize os benefícios. Para isso foram definidos diversos modelos matemáticos, os quais introduzem na sua fórmula de cálculo elementos como a quantidade e variabilidade da procura, o tempo de fornecimento, os descontos de quantidade nas compras, o tempo de deterioração dos bens, entre diversos outros.

4323 Visualizações 1 Total
4323 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.