Speed Networking é um formato de reunião projetado para acelerar contatos de negócios, envolvendo várias pessoas que se reúnem num único espaço para trocar informações de âmbito profissional.
O conceito de Speed Networking (ou reunião de negócios veloz) nasceu nos Estados Unidos nos anos 2000, com o objetivo de facilitar o estabelecimento de redes de contacto profissionais através de um aperfeiçoamento do tradicional evento de networking. Hoje está espalhado um pouco por todo o mundo porque, enquanto um vulgar evento de networking permite (apenas) que se conheçam potenciais parceiros de negócio, o Speed Networking acrescenta uma nova tónica: quantos mais parceiros se conhecer, melhor, e aumenta assim as possibilidades de um empresário identificar os contactos ideais para o seu negócio.
O que acontece num Speed Networking?
Regra geral, num Speed Networking consegue-se conhecer entre 12 a 18 profissionais, em pequenas reuniões individuais com uma duração de 5 minutos cada. Segundo a filosofia do Speed Networking, este é o tempo suficiente para se estabelecer um primeiro contacto profissional e se identificarem oportunidades de colaboração. Além destes contactos, consegue-se ainda estabelecer muitos outros no decorrer do evento que poderão servir no futuro, em ocasiões diversas.
Dizem os defensores do conceito que num só evento, um empresário pode fazer tantos contactos como a sua equipa comercial faz em 6 meses. E isto na ótica de que 15% do sucesso financeiro de uma empresa provém das suas competências e conhecimentos, mas 85% vem da sua capacidade de se relacionar com os outros, gerando confiança e respeito, segundo os especialistas na matéria.
Nesse sentido, o Speed Networking aparece como um conceito revolucionário onde todos os profissionais podem rentabilizar o seu tempo e o seu dinheiro. Quanto mais pessoas tiverem a oportunidade de conhecer, mais relacionamentos profissionais podem encetar.
Este tipo de evento conta com um ambiente informal e pró-ativo que permite trocar ideias, partilhar informações e experiências, desenvolvendo uma forte rede de contactos profissionais, dando e recebendo referências, estabelecendo novas parcerias e alianças estratégicas, promovendo um negócio e descobrindo novos clientes e fornecedores.
Como funciona um Speed Networking?
Antes de mais, para participar num evento de Speed Networking, o interessado deve começar por procurar informação sobre empresas que realizam este tipo de ações, de preferência na zona onde trabalha, e inscrever-se no evento que mais lhe convém, de acordo com a sua disponibilidade temporal e financeira.
Chegado o dia e hora marcada para o início do evento Speed Networking (que normalmente ocorre logo de manhã), após a confirmação dos seus dados no local combinado (pode ser nas instalações de uma empresa, na sala de reuniões de um hotel, etc), o participante recebe, normalmente, um identificador pessoal, uma caneta e uma folha para anotações.
Os primeiros 30 minutos do evento são normalmente preenchidos por um período de networking livre onde é realizada uma dinâmica de interação ou onde se conta com a presença de um orador convidado que durante uns minutos apresenta um tema de interesse para os empreendedores que se inscreveram no Speed Networking. Nesta altura as pessoas poderão receber também uma pasta com informação sobre a lista de participantes. Antes de se dar início às reuniões de Speed Networking em si, é feito um briefing que explica todos os procedimentos. Nomeadamente, os encontros entre dois participantes duram 5 minutos.
No decorrer dos encontros, um grupo previamente estabelecido permanecerá sempre sentado nas mesmas mesas, enquanto que os participantes do outro grupo mudam de mesa a cada sinal sonoro que ocorre de 5 em 5 minutos (geralmente usa-se um sino). Durante cada encontro, os profissionais que se encontram frente-a-frente terão a oportunidade de se sentar, apresentar e falar do seu negócio ou atividade profissional, de trocarem contactos e identificarem oportunidades.
O final de cada encontro de 5 minutos é assinalado por um aviso sonoro e nessa altura começa a troca de lugares, e assim sucessivamente até terminar o evento. Concluído o Speed Networking, os participantes podem ainda aproveitar para ficar no espaço onde decorreram as reuniões a fazer (mais) novos contactos ou a continuar algumas conversas entretanto interrompidas, marcar reuniões, trocar cartões de visita etc.