Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O que é a Solvabilidade
No âmbito da Gestão e das Finanças, Solvabilidade significa a capacidade da empresa para honrar os seus compromissos financeiros perante terceiros, isto é, a capacidade para pagar as dívidas aos credores. Assim, estudar a solvabilidade de uma empresa, corresponde à verificação de ativos e passivos, procurando perceber se os ativos ao seu dispor são suficientes para cobrir todas as suas obrigações financeiras (dívidas) perante terceiros. Quanto maior o grau de cobertura, maior a solvabilidade; pelo contrário, se os ativos forem inferiores às dívidas, diz-se que a empresa não tem solvabilidade ou que está insolúvel, isto é, está em situação de falência.
Numa análise estática, a solvabilidade de uma empresa pode ser calculada através de um rácio (designado rácio de solvabilidade), o qual compara os capitais próprios com os capitais alheios (passivo). Quanto maior o valor deste rácio, maior será a solvabilidade da empresa.
Solvabilidade = Capital Próprio / Capitais Alheios
Alternativamente pode ser utilizado o rácio Debt to Equity, o qual não é mais do que o inverso do rácio anterior. Assim, quanto maior o valor deste rácio, menor será a solvabilidade da empresa, ou seja, maior será o seu grau de endividamento.
Debt to Equity = Capitais Alheios / Capital Próprio
Uma referência ainda para um rácio complementar, designado por rácio de autonomia financeira, que compara os capitais próprios com os ativos, medindo assim a proporção de ativos financiados por capitais próprios. Quanto maior o valor deste rácio, maior a sua autonomia financeira, que é o mesmo que dizer, maior é a sua solvabilidade.
Autonomia Financeira = Capital Próprio / Ativo