Conceito de Prémio de Risco
A expressão Prémio de Risco designa uma rendibilidade adicional esperada (ou exigida) por um aforrador para efetuar uma determinada aplicação financeira ou investimento com risco, em alternativa a um investimento sem risco associado. Neste conceito, entende-se por risco o grau de probabilidade de não vir a receber o capital investido e os juros contratualizados. Assim, quanto maior o risco associado, maior é o prémio de risco exigido pelo aforrador ao efetuar a sua aplicação financeira ou investimento.
Numa aplicação sem risco (geralmente é utilizado como referência para aplicações sem risco os títulos da dívida pública) a taxa de juros associada é designada por taxa de juros sem risco. Para aplicações com risco associado, os investidores exigem naturalmente uma taxa de juros superior à taxa de juros sem risco. O cálculo do Prémio de Risco para a dita aplicação com risco é efetuado pela diferença entre a taxa de juros exigida e a taxa de juros sem risco.
Na prática, o cálculo do prémio de risco para uma determinada aplicação ou investimento envolve algum grau de complexidade e recorre a informação estatística, nomeadamente sobre o comportamento passado da dita aplicação em diferentes contextos.