Posição estratégica

Conceito de Posição estratégica

A posição estratégica corresponde ao modo como a organização se coloca em relação ao ambiente externo (clientes, fornecedores, concorrentes, governo, etc.) e interno (colaboradores, administradores, sócios, etc.), criando impacto pelas competências estratégicas da empresa, a sua cultura e pelas expectativas e influência dos seus públicos de interesse.

Assim para uma empresa ou organização a posição permite-lhe perceber em que área e qual a capacidade de competição que tem no mercado, sendo por isso considerado um fator de competitividade.

Como exemplo, uma organização pode posicionar-se através uma estratégia de diferenciação que lhe possibilita praticar preços elevados de acordo com a diferenciação e qualidade dos seus serviços, ou adotar, uma posição de mercado desvantajosa que não lhe permita praticar custos reduzidos ou preços diferenciados.

Deste modo, a posição estratégica tem em conta: ambiente, cultura, competências estratégicas, expetativas e propósitos.

Exemplo: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/iberdrola_interessada_em_comprar_posicao_estrategica_na_galp_energia.html

Baseada na definição de Hofer e Schendel (1978) – “Posição entre organização e ambiente, ou seja, entre o contexto interno e o externo”.

1383 Visualizações 1 Total
1383 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.