Conceito de Networking
O termo Networking tem origem na informática e significa o estabelecimento de redes / conexões entre vários computadores no mesmo espaço físico, para que os utilizadores possam comunicar facilmente entre si. Além da comunicação entre utilizadores, estas conexões, com recurso a switches, permitem a ligação entre diversos dispositivos tais como computadores e impressoras.
Mais tarde o conceito de Networking generalizou-se e passou a designar um processo de promoção da troca de informações e de ideias entre indivíduos e grupos com interesses em comum, sejam eles sociais ou profissionais. podem ser criadas, por exemplo, redes de negócios entre colegas de uma grande organização ou entre antigos alunos de uma determinada universidade. Por vezes são organizados eventos em rede tais como conferências e seminários que ajudam a impulsionar futuros negócios e até mesmo a aumentar as perspectivas de empregos dos membros da rede. Para dar suporte a estas redes foram sendo desenvolvidas plataformas online de que o LinkedIn é um bom exemplo.
O conceito de Networking generalizou-se também à estrutura de algumas organizações caracterizadas pela partilha de recursos e de conhecimentos entre pessoas localizadas em diversas partes do mundo. É o caso, por exemplo, de algumas multinacionais na área de serviços como a auditoria, a consultoria ou a publicidade e que, numa situação limite, poderiam seguir uma estratégia de internacionalização abdicando da abertura de delegações ou filiais nos países de destino. Além deste tipo de empresas constituem também bons exemplos o caso de algumas organizações que funcionam em rede centralizando as operações relacionadas com as suas competências centrais, passando para outras entidades a execução de tarefas menos relevantes em termos de valor acrescentado.