Modelo Sociotécnico de Tavistock

Apresentação do Modelo Sociotécnico de Tavistock e dos dois subsistemas que o compõem…

Apresentação do Modelo Sociotécnico de Tavistock

O Modelo Sociotécnico de Tavistock, desenvolvido por diversos sociólogos e psicólogos do Instituto de Relações Humanas de Tavistock apresenta-se como um importantíssimo contributo importante para a Abordagem Sistémica da gestão. Neste modelo a organização é caracterizada como um sistema sociotécnico composto por dois subsistemas: o subsistema técnico e o subsistema social, constituindo assim uma alternativa aos subsistemas de Katz e Kahn.

  • Subsistema Técnico: inclui as tarefas a desempenhar, as instalações, equipamentos e tecnologias e as técnicas operacionais, sendo responsável pela eficiência potencial.
  • Subsistema Social: inclui as pessoas, suas características e capacidades e as relações sociais entre elas e é responsável pela transformação da eficiência potencial em eficiência real.
6910 Visualizações 1 Total
6910 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.