Modelo dos 7 P’s

Apresentação do Modelo dos 7 P’s: O Modelo dos 7 P’s, também conhecido como “Extended Marketing Mix”, é um modelo introduzido por Booms e Bitner e que expande o…

Apresentação do Modelo dos 7 P’s

O Modelo dos 7 P’s, também conhecido como “Extended Marketing Mix”, é um modelo introduzido por Booms e Bitner e que expande o número de variáveis do marketing das tradicionais 4 (Modelo dos 4 P’s: Produto, Preço, Comunicação e Distribuição) para 7, acrescentando-lhe as variáveis Pessoas, Processos e Percepção Física.

Segundo os autores do modelo, o modelo original dos 4 P’s estava pensado para produtos tangíveis, apresentando algumas carências quando se tratava de serviços ou de sectores de utilização intensiva de conhecimento.

Os 3 P’s adicionais introduzidos por Booms e Bitner são os seguintes:

  • Pessoas: todas as pessoas envolvidas directamente ou indirectamente na prestação de um serviço são uma parte importante do marketing mix – o valor percebido pelo cliente depende em grande medida dos trabalhadores e gestores envolvidos.
  • Processos: representa os procedimentos e fluxos de actividades necessários para a prestação do serviço, os quais constituem um elemento imprescindível para o marketing mix;
  • Percepção Física: representa as circunstâncias/ambiente em que o serviço é prestado ao cliente.

Segundo os autores, as duas primeiras variáveis (pessoas e processos) são explícitas, enquanto a terceira (Percepção) constitui um factor implícito.

3515 Visualizações 1 Total
3515 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.