Apresentação do Modelo de desenvolvimento moral de Kohlberg
O modelo de desenvolvimento moral de Kohlberg pode ser utilizado para explorar questões relativas à forma como os membros de uma organização lidam com dilemas éticos, incluindo como determinar o que é certo ou errado numa situação particular. Kholberg identificou 6 estádios do desenvolvimento do juízo moral e agrupou-os em 3 grandes níveis, que correspondem a modos de justificar a escolha de um comportamento com base em princípios éticos novos. Estas etapas classificam-se segundo uma hierarquia em progressão contínua, cada novo estádio integrando e consolidando o precedente.
- Estádio da obediência e punição: O indivíduo no 1º estádio faz as coisas certas principalmente para evitar um castigo ou para obter aprovação, tendo pouca sensibilidade das necessidades dos outros.
- Estádio de troca instrumental: No 2º estádio o acto é julgado moral se o resultado coincide com os interesses e as necessidades do próprio indivíduo ou dos outros.
- Relações inter-pessoais: O 3º estádio estabelece que a moralidade dos comportamentos é ditada pela manutenção das boas relações. É preciso ajudar os outros, agradar-lhes e obter a sua aprovação.
- Lei e ordem: No 4º estádio o indivíduo reconhece que o comportamento ético não depende exclusivamente dos amigos, família ou colegas de trabalho. Comportamento correcto consiste em fazer o seu trabalho, mostrar respeito pela autoridade a fim de evitar a culpabilidade que daí resulta.
- Contrato social: No 5º estádio as regras devem ser respeitadas pois são elas que o fundamentam.
- Princípios universais: No 6º e último estádio o bem define-se segundo a consciência de cada um, segundo princípios éticos adoptados de modo autónomo, mais do que em conformidade com as leis e as convenções sociais.