Modelo de Porter e Lawer

Modelo de Porter e Lawer: O Modelo de Porter e Lawer é um modelo, criado por Lyman W. Porter e Edward E. Lawer, a partir da…

Modelo de Porter e Lawer

O Modelo de Porter e Lawer é um modelo, criado por Lyman W. Porter e Edward E. Lawer, a partir da Teoria das Expectativas de Vroom, que procura explicar as motivações humanas. As principais conclusões a retirar do modelo são as seguintes:

  • O esforço que determinado indivíduo está disposto a fazer (ou seja, a sua intensidade de motivação) depende do valor que este atribui à recompensa e da probabilidade que este julga existir na concretização da recompensa;
  • O valor atribuído pelo indivíduo às recompensas depende das recompensas extrínsecas (tais como condições de trabalho) e intrínsecas (tais como o sentimento de auto-realização), as quais resultam da satisfação de uma necessidade quando a tarefa é realizada e o objectivo atingido;
  • O nível de desempenho do indivíduo no cumprimento de uma tarefa (que determina as recompensas intrínsecas e extrínsecas) é determinado pela sua percepção do que lhe é exigido e da sua capacidade para a execução da tarefa;
  • A percepção individual da justeza das recompensas influencia a intensidade da satisfação que resulta dessas recompensas.

Apesar da sua complexidade, este modelo tem tido uma grande aceitação por parte dos gestores: segundo este modelo, os gestores devem ter especial cuidado os esquemas de retribuição e integrar o sistema esforço-desempenho-recompensa-satisfação num sistema global de gestão nomeadamente através de um planeamento cuidado, gestão por objectivos, definição clara das tarefas e responsabilidades e uma adequada estrutura organizacional.

2402 Visualizações 1 Total
2402 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.