Modelo de Auditoria de Pré-Aprovação da AMRCO

Apresentação do Modelo: O Modelo de Auditoria de Pré-Aprovação da AMRCO teve origem na Armco aquando de um…

Apresentação do Modelo

O Modelo de Auditoria de Pré-Aprovação da AMRCO teve origem na Armco aquando de um pedido de investimento de um seu departamento no montante de 50 milhões de dólares, tendo sido posteriormente relatado na Harvard Business Review por Robert Lambrix e por Surendra Singvhi, tesoureiro e director de planeamento respectivamente. O objectivo do modelo é o de avaliar os pedidos de investimento de capital antes da sua aprovação, identificando e avaliando os principais pressupostos subjacentes às previsões a um pedido de investimento de capital.

Como utilizar o modelo:

As instruções para utilização do modelo são as seguintes:

  1. Criar uma equipa de auditoria: a equipa de auditores deverá ter entre 3 a 5 membros e incluir pessoas de vários departamentos, tais como área de marketing, área de projecto, área de produção e área financeira. Não deverão ser incluídas pessoas da gestão de topo nem dos departamentos interessados. Deverão ser dados no mínimo 5 semanas para completar a auditoria.
  2. Identificar e descrever os principais pressupostos: a equipa deverá avaliar os principais pressupostos da proposta, tendo em especial atenção a sua validade e a sua verosimilhança. Para isso, a equipa deverá a documentação interna existente e outro material que apoie as previsões. Alguns exemplos de pressupostos que deverão ser analisados:
Área Pressupostos
Investimento de Capital Estimativa de Custos

Viabilidade do Processo

Capacidade

Mercado Dimensão do mercado servido

Posicionamento

Preço

Actividade dos concorrentes

Coerência com outros programas

Financeira Projecções de custos e de margens

Coerência com os padrões e políticas da empresa

Estratégia Estratégia de penetração no mercado

Adequação às estratégias da empresa e do departamento

Análise de Risco e Sensibilidade Conveniência do investimento

Interpretação dos resultados

  1. Discutir os Problemas: se forem identificados problemas substanciais pela equipa de auditoria, deverá reunir-se com os autores as propostas e discutir esses mesmos problemas. Em determinados casos e sempre que se identifique irrazoabilidade nos pressupostos, poderá ser necessários os autores das propostas alterarem as mesmas.
  2. Preparar o relatório de auditoria: deverá ser preparado um relatório síntese, coordenado pelo responsável pela equipa de auditoria, no qual são identificados os principais pressupostos e avaliada a sua verosimilhança. Deverão ser também salientadas as divergências mais significativas que digam respeito ao projecto.
  3. Revisão e Entrega: o responsável da equipa de auditores revê o relatório da auditoria com o responsável do departamento que deu origem à proposta de investimento. O relatório é posteriormente entregue aos decisores e a equipa de auditores é dispensada.
580 Visualizações 1 Total
580 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.