Metodologia SODA

Metodologia SODA – Strategic Options Development and Analysis

SODA é a sigla da expressão inglesa Strategic Options Development and Analysis e que designa uma metodologia baseada numa theoretical framework focando predominantemente na personal construct theory, tendo em conta também o comportamento organizacional e que tem como objectivo apoiar o Processo de Tomada de Decisão, ajudando a lidar com problemas complexos por meio de uma modelagem qualitativa que permite explorar as diferentes visões sobre o problema, determinar pontos importantes, conduzir  a discussão e obter o comprometimento das pessoas envolvidas em torno das ações recomendadas. O modelo serve como um dispositivo “facilitador” do processo de resolução do problema, podendo ser utilizado como uma ferramenta para planeamento e acompanhamento das acções.

Esta metodologia, quando aplicada em grupos, assenta no seguinte princípio: “As pessoas tentam dar sentido ao ambiente que as rodeia, através da comparação e no contraste de novas experiências com as já vividas no intuito de prever e consequentemente gerir o seu futuro”.

1104 Visualizações 1 Total
1104 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.