Apresentação do Método Delphi
O método Delphi é um método de tomada de decisão em grupo que se caracteriza pelo facto de cada membro do grupo apresentar as suas ideias mas nunca face a face com os restantes elementos (como acontece por exemplo no método do grupo nominal ou no brainstorming). Desta forma, cada elemento é isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente. Apresenta, contudo, alguns inconvenientes, entre os quais o maior consumo de tempo na tomada de uma decisão e a perda dos benefícios associados ao intercâmbio pessoal de ideias proporcionado por outros métodos.
É um método passível de ser utilizado para a obtenção de consensos entre várias pessoas que trabalhem em determinado projeto. Um exemplo é a sua utilização para a identificação de riscos no dito projeto. Além da obtenção de consensos, o método é também largamente utilizado para previsões empresariais afim de estabelecimento de objetivos e definição de estratégias empresariais.
Fases de implementação
O Método Delphi para a tomada de decisão é caracterizado pelas seguintes fases:
- Identificação do problema, construção do questionário e apresentação do mesmo cada um dos elementos do grupo, que deverá ser constituído por pessoas especialistas na matéria em causa;
- Resposta ao questionário de forma anónima e independente por cada um dos elementos do grupo;
- Compilação das respostas e sua distribuição pelos membros do grupo acompanhadas do questionário revisto;
- Resposta ao novo questionário da mesma forma descrita na fase 2, isto é, de forma anónima e independente;
- Repetição das terceira e quarta fases até se atingir uma solução de consenso.