Matriz V

Conceito de Matriz V: A Matriz V, desenvolvida por Patrick McNamme, da Universidade de Ulster, é utilizada para avaliar o sucesso das estratégias das empresas através da…

Conceito de Matriz V

A Matriz V, desenvolvida por Patrick McNamme, da Universidade de Ulster, é utilizada para avaliar o sucesso das estratégias das empresas através da comparação do seu desempenho financeiro e para planear estratégias financeiras baseadas na comparação entre a capacidade de gerar rendimentos e o custo do capital.

O indicador V da matriz (que significa factor de valorização) é calculado através da divisão da rentabilidade do investimento (ROI) pelo custo do capital (K):

       V = ROI / K

Após recolher os dados das demonstrações financeiras e calcular o ROI e o K da empresa e dos concorrentes com quem se pretenda comparar, é construída a matriz, representando o K no eixo horizontal e o ROI no eixo vertical. Para análise de tendências poderão ser colocados os valores de diferentes anos e setas que unam os diferentes pontos e que mostrem o movimento direccional. A matriz completa-se desenhando nela uma diagonal que represente os pontos em que a rentabilidade dos investimentos (ROI) iguala o custo do capital (K), ou seja, os ponto em que o V é 1. Quando a empresa se situa acima da diagonal, significa que o V é superior a 1, isto é, que a rentabilidade dos investimentos é superior ao custo do capital; quando está abaixo, significa que o valor do V é inferior a 1, ou seja, que a rentabilidade do investimento é inferior ao custo do capital, uma situação que revela um mau desempenho financeiro; quando está muito próximo da linha, significa que a empresa é muito sensível a mudanças ligeiras na rentabilidade dos investimentos ou no custo do capital.

807 Visualizações 1 Total
807 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.