Marketing Organizacional

Breve resumo do conceito de Marketing Organizacional enquanto ferramenta de motivação dos colaboradores e da sua importância para o sucesso das empresas.

Marketing, no sentido estrito, consiste no conjunto de técnicas destinadas a promover as vendas com recurso ao desenvolvimento de quatro variantes: preço, produto, comunicação e distribuição. No contexto empresarial, é a espinha dorsal do negócio que faz com que os planos de vendas sejam atingidos. Mas, segundo Phillip Kotler, o Marketing pode também ser um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. Desta forma, numa empresa, a gestão de Recursos Humanos pode também fazer uso do Marketing, considerando o ativo humano como um investimento estratégico que traz tanto mais retorno à empresa quanto mais envolvido se sentir com a mesma. A esta aplicação do Marketing no foro interno das empresas chamamos de Marketing Organizacional.

Assim, o Marketing Organizacional pode ser descrito como a aplicação das técnicas de Marketing dentro de uma empresa, com vista à motivação e envolvimento dos seus colaboradores, com vista a um maior desempenho e, por conseguinte, mais resultados. A empresa deve, portanto, levar a cabo projetos que permitam aos colaboradores não só aumentar o seu nível de compromisso e reforçar os laços entre si como programas internos que visem a qualificação dos colaboradores.

No Marketing Organizacional, o colaborador é encarado como cliente. Como tal, é importante a percepção que o colaborador tem da empresa. O posicionamento que a mesma adopta e transmite é o que faz com que o colaborador classifique a empresa numa posição de destaque e crie uma relação de credibilidade entre a empresa e o funcionário.

Podemos considerar que o Marketing Organizacional tem três objetivos básicos: manter os colaboradores motivados e conscientes das suas funções enquanto motivadoras de vendas, criar entre os colaboradores um ambiente propício para o alcance dos resultados de vendas e promover o esforço através de programas de treino interno.

Em resumo, no âmbito do Marketing Organizacional, os colaboradores constituem o mercado interno da empresa, o qual é tão importante quanto o mercado externo e deve ser mantido motivado para garantir um funcionamento ótimo da estrutura organizacional.

 

4361 Visualizações 1 Total

References:

LINDON D., LENDREVIE J., LÉVY J., DIONÍSIO P., RODRIGUES J., Mercator XXI, Teoria e prática do Marketing, Editora Dom Quixote, 2004

KOTLER, Philip. Marketing, Editora Prentice Hall, 2009

CERQUEIRA, Wilson. Marketing Interno: educação e cultura para a qualidade, 1994

BRUM, Analisa de Medeiros. Um Olhar sobre o Marketing Interno, Editora L& PM, 2008

4361 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.