Margem de Contribuição

Conceito de Margem de Contribuição: A margem de contribuição corresponde ao montante pelo qual as receitas de uma empresa excedem os seus…

Conceito de Margem de Contribuição

A margem de contribuição corresponde ao montante pelo qual as receitas de uma empresa excedem os seus custos variáveis. O mesmo conceito pode ser aplicada a um produto ou a um serviços, significando neste caso o montante pelo qual o preço de venda do produto ou serviço excede os respectivos custos variáveis de produção.

Assim definido, a margem de contribuição pode ser entendida com o montante de dinheiro que a empresa tem disponível para cobrir os seus custos fixos e para obter lucros. A partir do momento em que a margem de contribuição ultrapassa o valor dos custos fixos, a empresa atinge o seu ponto crítico de vendas e passa a ter lucros.

Fórmula de Cálculo:

MC = RT-CV
em que MC é a Margem de Contribuição, RT as Receitas Totais e CV os Custos Variáveis

1460 Visualizações 1 Total
1460 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.