Leaders: The Strategie for Taking Charge (Livro)

Resumo/Apresentação do Livro “Leaders: The Strategie for Taking Charge”: Escrito por Warren Bennis e Burt Nanus em 1985…

Resumo/Apresentação do Livro “Leaders: The Strategie for Taking Charge”

Escrito por Warren Bennis e Burt Nanus em 1985, “Leaders: The Strategie for Taking Charge” segue uma fórmula convencional de tirar lições sobre gestão a partir do exemplo de pessoas de sucesso. Para isso baseia-se nas investigações de Bennis junto de 90 líderes norte-americanos. A amostra de líderes seleccionados por Bennis era extremamente diversificada, incluindo maestros, líderes desportivos e homens de negócios. Com isso demonstrou que a liderança é abrangente e aberta a todos. Outra conclusão a que chegaram os autores foi a de que os líderes de sucesso possuem quatro capacidades comuns:

  • Gestão da atenção: a gestão da atenção está relacionada com a visão: de facto, os autores chegam mesmo a definir a liderança como a capacidade de criar uma visão motivadora, de a traduzir em acção e de a sustentar;
  • Gestão do sentido: a gestão do sentido assenta na comunicação que é a capacidade de converter a visão em acções bem sucedidas: segundo os autores, a comunicação eficaz assenta no uso da analogia, da metáfora, das ilustrações animadas, da emoção, da confiança, do optimismo e da esperança;
  • Gestão da confiança: os autores descrevem a confiança como a “cola emocional que une líderes e seguidores”;
  • Gestão de si mesmos: os líderes colocam a ênfase na persistência e no auto-conhecimento, na assumpção de riscos, no empenhamento e na aprendizagem.
506 Visualizações 1 Total
506 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.