Just in Time

Conceito de Just in Time: O just-in-time (JIT) é um princípio de gestão de stocks, aplicado com grande sucesso em numerosas organizações japonesas, que se caracteriza pela…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Just in Time

O just-in-time (JIT) é um princípio de gestão de stocks, aplicado com grande sucesso em numerosas organizações japonesas, que se caracteriza pela manutenção de matérias-primas e componentes em stock apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento. No limite, as quantidades de stocks são nulas pois os únicos stocks de matérias-primas existentes são os que estão precisamente  a ser transformados.

Este tipo de gestão de stocks pode traduzir-se em fortes reduções dos montantes de investimento em stocks, libertando liquidez para outros fins e na redução dos custos de armazenamento, espaço e pessoal. Contudo, para que funcione eficazmente e sem estrangulamentos no processo produtivo, o JIT obriga à manutenção de relações privilegiadas com os fornecedores.

Aplicado à produção, o JIT assenta geralmente num sistema de informações conhecido por kanban (cartão). O kanbans relativos às ordens de fabrico transitam em sentido contrário ao do fluxo de produção – como o número de kanbans é limitado e as ordens de fabrico são sempre emitidas a jusante no processo de fabrico (de acordo com as suas necessidades), tal evita a acumulação de stocks nas diferentes fases do processo.

1977 Visualizações 1 Total
1977 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.