Harvesting Strategy

Conceito de Harvesting Strategy: A expressão inglesa Harvesting Strategy (em português, estratégia de colheita), popularizada pela americana Boston Consulting Group…

Conceito de Harvesting Strategy

A expressão inglesa Harvesting Strategy (em português, estratégia de colheita), popularizada pela americana Boston Consulting Group, designa uma estratégia que consiste na maximização dos resultados de curto prazo relativamente a um produto ou a um mercado antes da retirada final do mesmo. Esta estratégia pode ser aplicada, por exemplo, quando se verifica que um produto está no final do seu ciclo de vida – nestes casos reduzem-se a mesmo anulam-se as despesas não essenciais como diversas despesas de comercialização e de marketing, esperando-se que os esforços de marketing efectuados anteriormente continuem a produzir efeitos durante mais algum tempo e que o produto se continue a vender com margem atractivas. Esta estratégia pode também ser aplicada em situações em que o mercado está em claro declínio e a quota de mercado da empresa é demasiado baixa para rentabilizar o produto ou serviço, isto é, quando a empresa ou o seu produto se encontra no quadrante “cão rafeiro” da Matriz BCG.

796 Visualizações 1 Total
796 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.