Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Fundo de Maneio
O Fundo de Maneio é um indicador financeiro e designa o conjunto de todos os valores activos e passivos associados às transformações cíclicas de curto prazo e cujo destino normal no final de cada ciclo de exploração é a sua reutilização em novos ciclos. Por outras palavras, o fundo de maneio mais não é do que a parte do activo circulante ligado às actividades de exploração mas que está fora das exigências de curto prazo dos credores podendo ser calculado como a diferença entre o Activo Circulante (ou Corrente) e o Passivo de Curto Prazo (ou Corrente).
Desta definição facilmente se conclui que a empresa deverá apresentar sempre um determinado nível de fundo de maneio que lhe garanta uma margem de segurança que lhe permita adequar permanentemente o ritmo de transformação dos activos às exigências dos seus credores.
Variáveis que influenciam o Fundo de Maneio óptimo:
São diversas as variáveis que influenciam o valor do Fundo de Maneio e que deverão ser tomadas em consideração quando se procura estabelecer qual o seu valor óptimo:
- A duração do ciclo de exploração: numa empresa industrial o ciclo de exploração é em princípio maior do que numa empresa comercial devido ao tempo consumido na fabricação;
- A natureza da actividade: em determinadas empresas e sectores recorre-se mais a subcontratações, ou a adiantamentos a fornecedores, etc.;
- Política de pagamentos e recebimentos: cada empresa define a sua própria política de concessão de crédito a clientes (prazos de recebimentos) e negoceia os seus próprios prazos de pagamentos;
- O grau de probabilidade de ocorrerem situações extraordinárias que influenciem o ciclo de exploração como a eventualidade de greves, avarias nas máquinas, dívidas incobráveis, conjuntura, etc.
Fórmula de Cálculo do Fundo de Maneio:
Apresenta-se abaixo a fórmula de cálculo do Fundo de Maneio (diferença entre os activos correntes e os passivos correntes):
FM = AC - PC em que FM é o Fundo de Maneio, AC o Activo Corrente e PC o Passivo Corrente
Alternativamente, o Fundo de Maneio pode ser calculado como a diferença entre os capitais de financiamento mais estáveis (capital próprio e passivo não corrente) e os activos não correntes. O Fundo de Maneio pode assim ser também entendido como a parte dos activos correntes que é financiada por capitais estáveis.
FM = CP + PnC - AnC em que FM é o Fundo de Maneio, CP o Capital Próprio, PnC o Passivo não Corrente e AnC o Activo não Corrente