Estratégia 360º

Estratégia 360º é um conceito associado à gestão e ao marketing e consiste na utilização de vários meios online e offline para a implementação das estratégias empresariais.

Conceito de Estratégia 360º

Estratégia 360º é um conceito associado à gestão e ao marketing e consiste na utilização de vários meios online e offline para a implementação das estratégias empresariais.

A comercialização é convertida em um departamento imprescindível para que as empresas caminhem para seus objetivos. A maioria já ingere a importância do marketing e a necessidade de investir no este para que as marcas alcançam seus objetivos.

Uma estratégia 360º é aquela que inclui um conjunto de ações e que, de forma global, tem como finalidade posicionar a empresa o melhor possível e atingir os objetivos da marca/empresa em questão.

Este tipo de estratégias de marketing não tem o uso de sequências de um conjunto de mecanismos digitais, tais como, SEO, SEM o SMO, que se centram em um programa de ações de diversas áreas para que, de forma conjunta, conseguem um resultado otimizado do que aquele que se obteria se estas ferramentas não trabalhassem de forma integrada.

Uma estratégia 360º pode utilizar diferentes meios e canais de forma paralela para conseguir os objetivos. De facto, este tipo de estratégias pode integra assim o plano online e o offline que interagem entre si.

Estratégias de marketing online

SEO – O posicionamento da marca/empresa nos motores de busca da web é uma das estratégias mais importantes na realidade, devido à grande concorrência que existe entre as empresas e entre as palavras-chave que podem chegar a um posicioná-las no topo das páginas de resultados do Google.

SEM – Destina uma parte do orçamento a anúncios que que surgem nos motores de busca previamente selecionados para tal. Este tipo de campanhas deve ser pontual e com datas determinadas, de forma a que não absorvam mais dinheiro que aquele que permitam à empresa ganhar.

CRO – A optimização das conversões é outra das linhas que podem se seguir no marketing em linha para tratar de aumentar o percentual de conversões. Para conseguir, é importante realizar um análise exaustiva dos objetivos que se querem alcançar e de como é estruturado o projeto e os elementos da página para que os usuários enviam um cabo as ações que provocam que a empresa alcance seus objetivos.

SMO – As redes sociais jogam hoje em dia um papel fundamental na nossa vida pessoal e profissional. Os usuários buscam estar mais perto das marcas que consomem e esperam que as empresas têm o esforço de interagir com eles através das redes sociais. Por isso, uma estratégia adequada de social media pode captar e fidelizar clientes.

Estratégias de marketing tradicionais

Algumas das estratégias de marketing online explicadas podem ser combinadas com outras de marketing tradicional

No ponto de venda – trata-se de realizar promoções no ponto de venda de produtos diferentes ou serviços é uma estratégia que segue funcionando se bem. Resulta especialmente efectivo dado que, em muitas ocasiões, é mais provável que os usuários que se encontram no ponto de venda de um produto ou serviço se sentem interessados pelo mesmo.

Meios de comunicação social – a publicidade tradicional em meios de comunicação: imprensa, rádio o televisão. Neste caso, é possível segmentar mais o alvo em relação ao meio, o canal, o horário no qual decidir incluir o anúncio na televisão e na rádio.

Em suma…

Com tudo isso, podemos ver como combinar diferentes ações de marketing on-line e tradicional conseguimos desenhar uma campanha de marketing 360º, que deve ser coerente entre si e apostar por conseguir os mesmos objetivos na última instância.

Por vezes surgem alguns conflitos quando se trabalha uma marca a 360º, uma vez que existe uma relação interdepartamental na base da consecução dos objetivos da marca, o que obriga a uma gestão eficaz das tarefas interdepartamentais. Esta relação interdepartamental, nem sempre elimina a sobreposição de responsabilidades e por vezes depende-se de tarefas concretizadas num departamento para ser possível “acrescentar valor” num outro departamento.

580 Visualizações 1 Total
580 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.