Eficiência energética

A eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Conceito de eficiência energética

Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Exemplos de aplicação do conceito de eficiência energética

Iluminação:

Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de iluminamento que uma lâmpada incandescente de 60 W. OU seja, economia de 53 Watts por hora ou quase 90% de economia.

Além disto, a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor portanto locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente.

Motores:

Em média, um motor de alto rendimento economiza de 20 a 30% de energia em relação a um motor tradicional. Além disto, uma boa parte dos motores instalados possui potência maior que a necessária, portanto adequando a potência do motor, haverá mais economia de energia elétrica.

Climatização:

A cada momento, novas soluções e sistemas são apresentados ao mercado de climatização.

Um retrofit (troca de um sistema antigo por um novo) de um sistema com 15 a 20 anos de operação trará ao cliente final uma economia de 30 a 50% no custo da energia elétrica (depende do sistema e como foi dada a manutenção neste período), além da redução no custo de manutenção.

Características e processo de produção, distribuição e utilização da eficiência energética

Toda a energia passa por um processo de transformação após o qual se transforma em calor, frio, luz, etc. durante essa transformação uma parte dessa energia é desperdiçada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada. A eficiência energética pressupõe a implementação de medidas para combater o desperdício de energia ao longo do processo de transformação.

A eficiência energética acompanha todo o processo de produção, distribuição e utilização da energia, que pode ser dividido em duas grandes fases: Transformação e Utilização.

Transformação

A energia existe na natureza em diferentes formas e, para ser utilizada, necessita de ser transformada. Os processos de transformação, transporte e uso final de energia causam impactos negativos no meio ambiente. Parte destas perdas é inevitável e deve-se a questões físicas, mas outra parte é perdida por mau aproveitamento e falta de otimização dos sistemas.

Esse desperdício tem vindo a merecer a crescente atenção das empresas que processam e vendem energia. Por outro lado, sendo a energia um bem vital às economias, este tema faz parte da agenda política de vários países e tem vindo a suscitar uma crescente inquietação da comunidade internacional.

Utilização

O desperdício de energia não se esgota na fase de transformação ou conversão, ocorrendo também durante o consumo.

Nesta fase, a eficiência energética é frequentemente associada ao termo “Utilização Racional da Energia” (URE), que pressupõe a adoção de medidas que permitem uma melhor utilização da energia, tanto no sector doméstico, como nos sectores de serviços e indústria.

Através da escolha, aquisição e utilização adequada dos equipamentos, é possível alcançar significativas poupanças de energia, manter o conforto e aumentar a produtividade das atividades dependentes de energia, com vantagens do ponto de vista económico e ambiental.

O avanço da tecnologia vem acompanhado pelo imenso consumo de energia, ou seja, grande parte dos avanços tecnológicos demanda de energia para funcionar e isso obviamente é transmitido para seu consumo que tem crescido de maneira exponencial nos últimos tempos.

Atualmente e em relação a esta prática foi desenvolvido um sistema de classificação que trata justamente de classificar os diversos artefatos elétricos com uma letra que equivale a um tipo de consumo elétrico. Assim, um aparelho classificado com letras A e B equivalem a um consumo melhor, enquanto que os catalogados nas letras D e E são prejudiciais no sentido de economizar energia, por isso suas instalações devem ser evitadas.

Outra ação que contribui para a eficiência energética é a educação dos consumidores, ou seja, o usuário deve se acostumar e procurar seguir as recomendações neste sentido, desta maneira irá comprometer-se em economizar energia. Dispor de uma iluminação de baixo consumo dentro de casa é o ideal, como também apagar as luzes quando não se encontra no ambiente, além de utilizar aparelhos que consomem pouca energia. Deve-se evitar abrir a geladeira por várias vezes e também utilizar a máquina de lavar roupa em sua carga máxima.

772 Visualizações 1 Total
772 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.