EBIT

Conceito de EBIT

O EBIT (sigla da expressão inglesa “earnings before interest and taxes“, que traduzido literalmente para o português significa: “Lucros antes de juros e impostos”), também designado por resultado operacional, é um indicador económico-financeiro que procura avaliar a capacidade da empresa em gerar resultados a partir da sua actividade operacional. Para isso, são expurgados dos resultados os custos (e eventualmente proveitos) que não estejam relacionados com a actividade propriamente dita da empresa (a chamada actividade operacional).

Uma das vantagens da utilização do EBIT é a facilidade de cálculo dado que corresponde apenas à diferença entre os proveitos operacionais e os custos operacionais, isto é, aos resultados operacionais. Por outro lado, permite análise e comparação de diferentes divisões numa mesma empresa bastando para tal isolar os proveitos e custos operacionais de cada uma delas. Por fim, uma outra vantagem da utilização do EBIT é o facto de permitir avaliar a capacidade da empresa gerar resultados independentemente da sua política de financiamento.

 

Limitações do EBIT

De referir, contudo, que este indicador utilizado isoladamente, tal como acontece com diversos outros indicadores, pode originar conclusões enganadoras na medida em que o diagnóstico à saúde económica e financeira da empresa se encontra incompleto. De facto, ao expurgar os resultados dos encargos de financiamento e dos encargos com impostos, não se tem uma perspectiva completa dos resultados da empresa.

 

Fórmula de cálculo:

(+) Resultados Líquidos
(+) Encargos Financeiros de Financiamento
(+) Impostos sobre os Lucros
—————————————–
(=) EBIT

5593 Visualizações 1 Total
5593 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.