Conceito de early seed
O early seed (capital semente) é uma modalidade de financiamento que, normalmente, é a primeira camada de investimento acima do business angel. Normalmente, esta fase de investimento é acionada por empreendedores cujas empresas ou novos negócios estão em fase de desenvolvimento. Ou seja, o empreendedor tem uma ideia e precisa de recursos para estruturar seu plano de negócios e dar início ao processo propriamente dito de pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos ou serviços. Para diluir seu risco e diversificar sua carteira, os investidores de capital semente montam fundos que captam de vários investidores, conseguindo, assim, aportar capital em mais empresas e maximizar suas hipóteses de acertar.
O networking é fundamental no processo de captação de recursos. Isso porque é nos eventos voltados para as startups, ambiente de inovação e empreendedorismo que aumentarão as oportunidades de formalizar uma boa relação com investidores e fundos dispostos a dar uma guinada em seus negócios.
Finalidade do investimento early seed
A finalidade desse investimento é cobrir despesas iniciais, como o desenvolvimento do produto ou serviço, realização de pesquisas de mercado, captação de recursos humanos e a finalização do plano de negócio. Além disso, os recursos também são usados para garantir a estabilidade da empresa até que ela se torne sustentável.
O capital semente também pode ser aplicado em empreendimentos que já possuem uma oferta definida e têm uma pequena cartela de clientes. Nesse caso, o investimento é feito para expandir a estrutura, a produção e o consumo, bem como estabelecer essas startups no mercado e atraírem o interesse de fundos com maior poder de investimento.
Modelo de negócios
Como ficar apenas no campo das ideias é muito pouco para conseguir dinheiro para o seu negócio, o melhor caminho é documentar parte do seu plano de negócios. Um modelo ou um protótipo de como funcionará sua empresa, com os problemas de mercado que ela solucionará e como será feito isso já será um bom começo. É uma prova mais concreta e realista do retorno que seu empreendimento pode dar aos investidores interessados.
Um dos modelos de negócio largamente utilizada nesta fase é a metodologia canvas. O modelo canvas é um plano de negócios gráfico e dinâmico. É indicado para organizações de todos os tipos, em especial, para startups. Destina-se, sobretudo, a empreendedores e estrategas definirem o modelo de negócio das suas empresas e visualizá-las de forma sistémica, integrada, rápida e visual. É útil porque permite discutir e integrar diversas perceções sobre como a empresa pode e deve atuar, os principais elementos de cada parte e como as partes do negócio interagem entre si. Apresenta ainda a vantagem de, por ser mais visual, permite que outras pessoas (especialistas, mentores, investidores) comentem as respostas dos empreendedores de forma mais abrangente.