Conceito de Diversificação Não Relacionada
A Diversificação Não Relacionada não está relacionada com a indústria base da empresa, é o contrário do modelo de diversificação relacionada. Este tipo de diversificação ocorre quando a empresa acrescenta novos produtos ou produtos não-relacionados ou entra em novos mercados. A empresa aposta em novas áreas de negócio e em novos mercados, que sejam lucrativos, não existindo incompatibilidade com o negócio atual. O principal objetivo deste tipo de diversificação é reforçar o posicionamento da empresa, aumentando os lucros da empresa e o seu valor no mercado (“Shareholder value”).
É considerada por muitos como uma abordagem financeira, uma vez que ao diversificar em novas áreas a empresa irá ter, á partida, maiores receitas do que se diversificar em produtos similares.
A diversificação não relacionada está muitas vezes baseada na experiências, competências e habilidades dos recursos humanos que podem ser utilizadas em diferentes áreas.
Esta diversificação pode assumir várias formas como a expansão do negócio para novos mercados com novas linhas de produção, utilizando competências já existentes na empresa ou desenvolver novas competências e para entrar em novos mercados.