A norma internacional de contabilidade IAS 1 define as demonstrações financeiras como uma representação estruturada da posição financeira e do desempenho financeiro de uma determinada entidade. As Demonstrações Financeiras são portanto um conjunto de mapas onde estão espelhadas as informações contabilísticas, podendo ser agrupados em três tipos distintos:
- Mapas que demonstram o património da empresa, quais as suas dívidas e qual o seu valor num determinado e preciso momento. O exemplo mais relevante deste tipo de mapas é o balanço.
- Mapas que demonstram como se formaram os resultados ao longo de um determinado período de tempo. Um bom exemplo deste tipo de mapas é a Demonstração de Resultados.
- Mapas que demonstram os fluxos monetários e as alterações patrimoniais num determinado período de tempo como sejam, por exemplo, as demonstrações de fluxos de caixa, as demonstrações de alterações dos capitais próprios e os mapas de origens e aplicações de fundos.
O objectivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informação fiável acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade que seja útil a uma vasta gama de utentes nas respectivas tomadas de decisões económicas, permitindo, simultaneamente, mostrar os resultados da gestão por parte dos gerentes dos recursos que lhes foram confiados e colocados à disposição. Para satisfazer este objectivos, as demonstrações financeiras proporcionam informação acerca dos activos, passivos, capital próprio, rendimentos e gastos e outras alterações do capital próprio e ainda acerca dos fluxos de caixa. Estas informações, contidas em mapas como o balanço, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração de fluxos de caixa, juntamente com informação contida nas notas, ajudam os utentes das demonstrações financeiras a prever os futuros fluxos de caixa da entidade e a sua tempestividade e grau de incerteza.
De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, um conjunto completo de demonstrações financeiras deve incluir:
- um balanço;
- uma demonstração dos resultados;
- uma demonstração de alterações no capital próprio que mostre ou:
- todas as alterações no capital próprio, ou
- as alterações no capital próprio que não sejam as provenientes de transacções com detentores de capital próprio agindo na sua capacidade de detentores de capital próprio;
- uma demonstração dos fluxos de caixa; e
- notas, compreendendo um resumo das políticas contabilísticas significativas e outras notas explicativas.