Concorrência (conceito, definição, significado, o que é)

Conceito de Concorrência – O termo concorrência é geralmente utilizado para designar o grau de competitividade entre empresas ou outras entidades que (…)

Concorrência
Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

 Conceito de Concorrência

O termo concorrência é geralmente utilizado para designar o grau de competitividade ou de rivalidade existente entre empresas ou outras entidades que oferecem produtos ou serviços semelhantes (substitutos) e que competem entre si pelos mesmos mercados ou segmentos de mercado. Por vezes, o mesmo termo é também utilizado para designar o próprio grupo de empresas que actuam nos mesmos mercados com o mesmo tipo de produtos ou serviços, confundindo-se, neste caso, com o termo ‘concorrentes’.

De acordo com a teoria económica, a existência de concorrência é imprescindível para promover a eficiência produtiva e a inovação nos produtos e serviços, podendo, por isso, ser considerado como um dos motores do crescimento e do desenvolvimento. De facto, ao tentar vender em mercados onde outros tentam o mesmo, cada um dos competidores é impelido a ser mais eficiente de forma a conseguir produzir com menores custos e assim poder praticar menores preços, ou então, a ser mais inovador, introduzindo diferenciação nos seus produtos e serviços de forma a oferecer mais valor acrescentado aos seus clientes. Pelo contrário, a inexistência de concorrência provoca diverso tipo de ineficiências, obrigando muitas vezes a medidas de regulação por parte das autoridades económicas.

Na prática, os níveis concorrenciais tendem a aumentar quando: (i) existem muitos produtores a produzir bens semelhantes e dirigidos para os mesmos mercados, (ii) esses produtores são muito semelhantes em termos de dimensão, estrutura de custos ou know-how, (iii) os produtos e serviços são muito semelhantes e de difícil diferenciação, (iv) a quantidade oferecida no mercado é superior à quantidade procurada (o que pode acontecer devido a quebras no rendimento disponível, devido ao surgimento de produtos substitutos ou devido a alterações nas preferências e gostos dos consumidores).

Níveis de Concorrenciais

É habitual os economistas classificarem os mercados de acordo com os níveis concorrenciais. Assim, os mercados com níveis de concorrenciais mais elevados são denominado por ‘concorrência perfeita‘; aqueles em que a concorrência não existe por existir apenas um produtor são denominados ‘monopólios‘; para os níveis intermédios, denominados ‘concorrência imperfeita‘ existem três classificações principais, nomeadamente ‘oligopólio‘ (quando o número de produtores é reduzido), ‘concorrência monopolística‘ (quando existe muitas empresas mas muitas delas têm capacidade para influenciar o preço ou outras condições de venda) e ’empresa dominante com franja competitiva’ (quando uma empresa domina o mercado e simultaneamente existe muitas pequenas empresas que atuam em concorrência).

7552 Visualizações 1 Total
7552 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.