Circuito de Distribuição

Conceito de Circuito de Distribuição – A expressão Circuito de Distribuição pode ser definida de uma forma lata, como todo o percurso ou todas as (…)

Conceito de Circuito de Distribuição

A expressão Circuito de Distribuição pode ser definida de uma forma lata, como todo o percurso ou todas as etapas percorridas pelos bens e serviços, através de diversos agentes económicos com diferentes funções, desde o local da sua produção até serem colocados à disposição do consumidor. Os vários agentes que podem intervir nestes circuitos são os fabricantes ou produtores, os transportadores e transitários, os agentes importadores, os grossistas, os retalhistas e ainda uma multiplicidade de agentes intermediários, tais como comissionistas, agentes comerciais, entre outros.

Muitas vezes considera-se que canal de distribuição e circuito de distribuição são sinónimos, na medida em que ambos são compostos por estruturas organizadas e envolvidas no processo de fazer chegar produtos ou serviços desde os produtores até aos consumidores. Mas, de facto, trata-se de realidades diferentes: enquanto no caso do circuito de distribuição a perspectiva é horizontal (no sentido do processo),  para o canal de distribuição a perspectiva é vertical (no sentido da função).

4905 Visualizações 1 Total
4905 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.