O que é o Chief Sustainable Officer (CSO)
Chief Sustainable Officer (CSO) é a designação dada ao responsável pela área de sustentabilidade numa organização, estando no mesmo nível hierárquico de um diretor financeiro (CFO), diretor de marketing (CMO) ou de operações (COO). Devido à transversalidade do cargo, é importante que o CSO tenha pleno conhecimento sobre a atividade da organização, uma vez que tem sob sua responsabilidade o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade, o que inclui um conjunto de atividades a desenvolver fora e dentro da organização, a construção e moldagem permanente da missão e da estratégia em torno da sustentabilidade de forma a ser entendida e absorvida por todos os membros da organização.
Principais funções de um CSO?
São várias as funções atribuídas ao Chief Sustainable Officer (CSO), nomeadamente:
- Promover o envolvimento ativo de todas as áreas da empresa e dos principais stakeholders (fornecedores, clientes, investidores, financiadores,…) em torno das temáticas da sustentabilidade.
- Acompanhar o setor de atividade e os concorrentes, prestando especial atenção ao líder em melhores práticas de sustentabilidade de forma a obter exemplos e se aproximar dos melhores padrões de sustentabilidade.
- Acompanhar o quadro legal em matéria ambiental (e outras relacionadas com a sustentabilidade) e agir em conformidade e, se possível, antecipar mudanças através do desenvolvimento de políticas internas e diretrizes claras nesse sentido de forma a transformar eventuais ameaças em oportunidades.
- Promover e a implementação de boas práticas sociais e ambientais, através, por exemplo, de sistemas de gestão ambiental e controlo das emissões de gazes com efeito estufa ou através da implementação de sistemas de compras ambientalmente sustentáveis.
- Construção, implementação e análise de indicadores chave de desempenho em matéria de sustentabilidade social e ambiental.
- Acompanhar a analisar as mudanças nos produtos e serviços da empresa e nos respetivos processos de fabrico de forma a que os mesmos se adeqúem ao uso racional dos recursos naturais.
- Representar a organização em instâncias governamentais e não governamentais, tais como grupos de trabalho, think thaks, nacionais ou internacionais em que se discutam aspetos relacionados com a sustentabilidade com impacto direto no negócio e na atividade da empresa.
Competências exigidas ao CSO?
Dado que a gestão da sustentabilidade dentro de uma organização é uma área muito transversal, o CSO deve ter uma excelente capacidade de envolvimento, de comunicação e de interação com os restantes responsáveis de áreas que estão no mesmo nível hierárquico (por exemplo o CFO, o COO ou o CMO), de forma a poder envolver também, e de forma ativa e plena, o próprio CEO. Para tal, o CSO deve possuir as seguintes competências:
- Forte visão estratégica e de negócio;
- Focus nos resultados financeiros;
- Focus e perspetiva comercial;
- Apetência para a Gestão da Mudança;
- Capacidade de influência e networking;
- Capacidade para a resolução de problemas e para a tomada de decisão;
- Capacidade de comunicação e de interação com os outros.