Certificação da Qualidade

Conceito de Certificação da Qualidade

A certificação da qualidade pode ser definida como um parecer positivo dado por uma entidade independente a qual é chamada de Organismo de Certificação. Esta entidade irá aprovar o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa alvo avaliando-o segundo as especificações da Norma ISO 9001:2008.

Para este processo se desencadear é necessária a realização de uma auditoria à empresa a certificar. Nesta visita a empresa mostra aos representantes do Organismo de Certificação o modo como se encontra implementada a Norma ISO 9001:2008.

Quando o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa é aprovado esta recebe um certificado que atesta a conformidade com a Norma em questão. Com este passo a empresa passa, também, a poder usar o símbolo de empresa certificada.

As empresas que tenham atestado o seu Sistema de Gestão da Qualidade têm como vantagens o facto de seguirem regras de organização internacionais, garantirem qualidade perante os seus clientes e se destacarem perante a concorrência.

Além das empresas, também é possível fazer a certificação de produtos, prática que tem sido utilizada mais frequentemente nos últimos anos. Esta certificação, por norma, baseia-se na avaliação da conformidade dos produtos com normas específicas para os produtos em questão.

A certificação de produtos específicos evidencia para os clientes a qualidade e a segurança do produto e a sua conformidade com normas e regulamentos externos. Além disso, melhora a competição com a concorrência através da obtenção de uma opinião imparcial acerca do produto certificado.

5485 Visualizações 1 Total
5485 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.