Conceito de Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard (abreviadamente BSC) é uma metodologia de medição e avaliação das alternativas estratégicas, desenvolvida pelos norte-americanos Robert Kaplan (professor na Harvard Business School) e David Norton (consultor de empresas) e dada a conhecer pela primeira vez em 1992 num artigo publicado na Harvard Business Review.
Os grandes objectivos desta metodologia são, segundo os seus autores:
- Simplificar a estratégia e a sua comunicação a todos os membros da organização;
- Alinhar a organização com a estratégia;
- Ligar a estratégia ao plano e ao orçamento anual;
- Medir a eficácia da estratégia,
encontrando-se estruturada em torno de quatro questões (ou dimensões) centrais:
- Perspectiva do Cliente: será que a organização oferece aos seus clientes um valor superior ao oferecido pelos seus concorrentes, em termos de qualidade e desempenho, preço e capacidade de resposta?
- Perspectiva dos Processos: qual é a eficiência e a eficácia dos processos críticos da cadeia de valor que geram valor acrescentado para o cliente?
- Perspectiva Financeira: será que a organização gera os meios financeiros suficientes para cobrir o risco e o custo do capital e para manter a sua sustentabilidade no futuro?
- Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento: será que as estruturas da organização permitem que a mesma se ajuste de forma rápida e eficaz às mudanças da envolvente externa?
Desde a sua criação, a metodologia BSC tem sido utilizada por milhares de organizações do sector privado, sector público e ONG’s de todo o mundo. Chegou mesmo a ser escolhido, pela famosa revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.