Anorexia Empresarial

Conceito de Anorexia Empresarial

Anorexia Empresarial é uma expressão criada por Gary Hamel e por C. K. Prahalad em «Competing for the Future» para criticar os abusos cometidos com o downsizing. A expressão foi criada para descrever as organizações que procuram continuamente reduzir os seus custos e o número dos seus trabalhadores, sem se preocuparem em redefinir funções e processos ou em revitalizar a cultura organizacional.

Prahalad chegou mesmo a definir a anorexia empresarial como a doença dos fanáticos da dieta em recursos humanos. Segundo ele, “O downsizing pode tornar a empresa mais magra e delgada, mas não necessariamente mais saudável. Há a necessidade de criar músculo e não apenas de abater a gordura. Com o downsizing perdeu-se alguma gordura que se devia, mas também músculo. Perdeu-se muito capital intelectual da empresa. Perdeu-se grande parte da memória das empresas. Liquidado isso torna-se muito difícil reconstruir as competências”.
Mais tarde, também Michael Hammer, o criador conceito da reengenharia, através do seu novo livro «Beyond Reengineering» fazia um esforço para separar a reengenharia do pacote de ferramentas do downsizing e de a ligar ao crescimento empresarial para o séc. XXI.

1531 Visualizações 1 Total
1531 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.