Análise de Sensibilidade

Conceito de Análise de Sensibilidade – A análise de sensibilidade é um tipo de análise efectuada no âmbito dos estudos de análise de viabilidade (…)

Conceito de Análise de Sensibilidade

A análise de sensibilidade é um tipo de análise efectuada no âmbito dos estudos de análise de viabilidade económica e financeira e que tem como objectivo medir a sensibilidade dos indicadores de viabilidade a determinadas variáveis fundamentais da análise e assim medir o próprio grau de incerteza e de risco das conclusões obtidas. De facto, qualquer estudo de viabilidade económica e financeira inclui sempre algum grau de incerteza o qual, apesar de poder ser reduzido através de detalhados estudos de mercado, nunca deixa de existir. Para ultrapassar esta situação, e de forma a que as conclusões do estudo apresentem maior margem de segurança, é habitual estabelecer mais do que um cenário: geralmente um cenário realista (o que serve de base ao estudo), um cenário muito pessimista, um cenário medianamente pessimista, um cenário optimista e um cenário muito optimista. Para isso são simuladas variações positivas e negativas nas vendas e nos custos. Estas variações poderão ser efectuadas em simultâneo nos custos e nas vendas ou separadamente. A partir destas variações calculam-se os novos indicadores de viabilidade do projecto. Se, os indicadores se tornarem muito desfavoráveis após reduzidas reduções nas vendas ou após reduzidos aumentos dos custos, o projecto apresenta um grau de risco muito elevado.

6586 Visualizações 1 Total
6586 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.