Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Amostra Estratificada
Uma Amostra Estratificada é uma amostra probabilística que se caracteriza por um procedimento com duas etapas, nomeadamente:
1º. Divisão da população em subgrupos (com comportamento homogéneo relativamente à variável estudada) chamados estratos;
2º. Escolha da amostra aleatória simples de forma independente em cada subgrupo ou estrato.
Esta técnica de amostragem parte do pressuposto de que todos os elementos da população ou universo têm a mesma probabilidade de serem incluídos na amostra. Desta forma, os resultados obtidos com a análise dos dados da amostra poderão ser transponíveis, como determinado grau de certeza, para toda a população ou universo. A divisão da população em estratos justifica-se pelo pressuposto de que em cada grupo a variável estudada apresente comportamento substancialmente diferente e que, simultaneamente, dentro de cada grupo, esse comportamento seja relativamente homogéneo. A estratificação da amostra permitirá assim a obtenção de um maior grau de certeza nos resultados sem necessidade de aumentar o número de elementos da mesma pois garantirá que todos os subgrupos estão adequadamente representados.